SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Leitura compartilhada de livros e aprendizagem de palavras em crianças pré-escolaresCriatividade e saúde mental: uma revisão da produção científica na ultima década índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEONARDI, Jan Luiz  e  MEYER, Sonia Beatriz. Evidências de eficácia e o excesso de confiança translacional da análise do comportamento clínica. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp.1465-1477. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2016.4-15Pt.

O surgimento das terapias comportamentais seguiu a mesma estratégia que havia se mostrado bem-sucedida em outras ciências: extrapolar princípios validados empiricamente na pesquisa básica para a resolução de problemas humanos. Entretanto, apesar da relevância desses princípios para a prática terapêutica, a mera transposição direta desse conhecimento para os diversos tipos de problemas clínicos não garante, a priori, a efetividade da intervenção. Tendo em vista que uma das características definidoras da Análise do Comportamento Aplicada é o forte comprometimento com a sustentação empírica de seus procedimentos de intervenção, o objetivo deste artigo é avaliar o status atual das evidências de eficácia de um ramo da Análise do Comportamento Aplicada - a Análise do Comportamento Clínica ou Terapia Analítico-Comportamental - e fazer uma reflexão crítica sobre a concepção comumente disseminada de que essas terapias são cientificamente embasadas. Para cumprir esse objetivo, o artigo apresenta um esclarecimento acerca dos termos Terapia Comportamental, Análise do Comportamento Clínica e Terapia Analítico-Comportamental, sintetiza as evidências empíricas sobre as diversas modalidades de terapia que são abarcadas pela Análise do Comportamento Clínica e argumenta que a área sofre de um "excesso de confiança translacional" (a crença de que os dados da ciência básica são suficientes para fundamentar procedimentos de intervenção).

Palavras-chave : Terapia comportamental; análise do comportamento; psicologia clínica; psicoterapia; prática baseada em evidências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons