SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Psicoterapias breves psicodinâmicas: características da produção científica nacional e estrangeira (1980/2003)Educação superior e crescimento pessoal: motivações sociais entre personagens nucleares do meio universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SCHMIDT, Eluisa Bordin; PICCOLOTO, Neri Maurício  e  MULLER, Marisa Campio. Depressão pós-parto: fatores de risco e repercussões no desenvolvimento infantil. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.1, pp.61-68. ISSN 1413-8271.

A depressão pós-parto é uma condição que afeta 10% a 15% das mulheres no pós-parto. Este quadro tem seu início em algum momento durante o primeiro ano do pós-parto, havendo maior incidência entre a quarta e oitava semana após o parto. Geralmente se manifesta por um conjunto de sintomas como irritabilidade, choro freqüente, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de energia e motivação, desinteresse sexual, transtornos alimentares e do sono, ansiedade, sentimentos de incapacidade de lidar com novas solicitações. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica acerca da depressão pós-parto. São abordados aspectos conceituais, epidemiológicos, fatores de risco associados a sua ocorrência e algumas repercussões da depressão pós-parto na relação materno-infantil e no desenvolvimento da criança. O conhecimento destes aspectos reveste-se de grande importância considerando as conseqüências prejudiciais às mães bem como ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional de suas crianças.

Palavras-chave : Depressão pós-parto; Sintomas; Desenvolvimento da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )