SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Adaptação brasileira da Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS)Professores do ensino fundamental e bem-estar subjetivo: uma explicação baseada em valores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SISTO, Fermino Fernandes. O funcionamento diferencial dos itens. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp.35-43. ISSN 1413-8271.

A dificuldade de um item deveria ser uma propriedade independentemente de uma população em particular, da mesma forma que a habilidade de uma pessoa deveria ser uma característica sem referência a qualquer conjunto particular de itens. Nesse contexto, a análise do funcionamento diferencial dos itens (DIF) busca detectar os itens cuja probabilidade de acertos difere entre distintos grupos, cujas pessoas possuem o mesmo nível de habilidade na variável medida. Para a análise dessa questão são discutidos principalmente, os tipos de abordagem para sua detecção e as propostas de procedimentos para identificação de DIF. Além disso, é comentado que o modelo de Rasch fornece uma estrutura que permite a comparação dos resultados observados com os previstos, avaliando a probabilidade do resultado observado, equacionando problemas não solucionados pelos outros modelos.

Palavras-chave : Viés; Modelo Rasch; Habilidade; Item.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )