Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Construção psicopedagógica
versão impressa ISSN 1415-6954
Resumo
ALEXANDROFF, Marlene Coelho. O Papel das emoções na constituição do sujeito. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.20, pp.35-56. ISSN 1415-6954.
No trabalho de pesquisa de campo realizado para a elaboração da Dissertação de Mestrado, chegou-se a uma professora, a uma classe e a um sujeito particular que se tornaram o corpus desta pesquisa. O contato com esta professora e, principalmente, com Carolina, cuja história enredou e instigou a pesquisadora desde o primeiro contato, foi levando-a a investigar e aprofundar como a trama de relações que faz a nossa história e nos constitui como sujeito, reflete-se na apropriação da leitura e da escrita, tema específico da investigação. Neste estudo diferencia-se afetividade de emoção e se discute a questão do uso de linguagens expressivas em sala de aula para ajudar no escoamento de emoções retidas que provocam dificuldades na aprendizagem. Portanto, os objetivos deste trabalho são analisar o papel da emoção na constituição do sujeito que aprende, investigando o modo como a leitura e a escrita podem contribuir para esta constituição, bem com a diferença entre o espaço pedagógico e terapêutico na intervenção das dificuldades de aprendizagem e as possibilidades de discussão sobre as questões de violência e do bullying.
Palavras-chave : Emoção e afetividade; Atividades expressivas; Leitura e escrita; Papel do professor e do psicopedagogo; Bullying.