SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Primeiros tempos da maternidade: indiferenciação ou intersubjetividade na relação primitiva com o bebê?A transferência, o analista e a angústia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MARTINEZ, Ana Laura Moraes. Ressonâncias do inconsciente materno e familiar na sintomatologia infantil e no setting analítico à luz de um caso clínico. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.91-110. ISSN 1415-7128.

O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do terapeuta infantil manter dentro de si uma visão binocular, que priorize tanto a escuta do mundo interno de seu pequeno paciente, mas também as interferências do inconsciente familiar e materno na sintomatologia infantil e no setting analítico. Partindo da perspectiva de que o mundo interno do infance se constrói também, embora não somente, pela demanda inconsciente dos pais, será ainda propósito deste artigo demonstrar como, neste caso clínico, a sintomatologia da criança foi influenciada por conflitivas inconscientes maternas e pela modalidade de cuidado parental presente nesta família.

Palavras-chave : psicanálise; ludoterapia; mundo interno; família; transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )