SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A integração incidental da informação visual e espacial na memória de trabalho1Validade convergente e comparação de itens entre Edep e CES-D índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis  e  GOLINO, Hudson Fernandes. O que a inteligência prediz: diferenças individuais ou diferenças no desenvolvimento acadêmico? . Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.126-139. ISSN 1516-3687.

A psicometria tem enfatizado o papel da inteligência na explicação das diferenças individuais do rendimento escolar (DI). Este artigo questiona esse foco e investiga o papel preditivo da inteligência fluida (Gf) sobre as diferenças de desenvolvimento do rendimento escolar (DD). São analisados dados de 684 estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte. As DI foram medidas via equalização das notas anuais em matemática, português, geografia e história. As DD foram mensuradas pelo vertical scaling, em matemática e português (no ensino fundamental) e matemática (no ensino médio). A Gf foi medida pelo conjunto de testes de inteligência fluida (Ctif). Um modelo via modelagem por equação estrutural foi gerado, no qual a Gf explica as DI e DD. O modelo apresentou adequado grau de ajuste aos dados. Os resultados indicam que a Gf explica diretamente apenas as diferenças de desenvolvimento. Implicações são discutidas para o campo psicométrico.

Palavras-chave : diferenças individuais; rendimento escolar; inteligência; avaliação educacional; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )