SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Validade convergente e comparação de itens entre Edep e CES-DTolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ROSA, Helena Rinaldi  e  ALVES, Irai Cristina Boccato. Relação do teste de Bender (avaliação Koppitz) com o R-2: teste não verbal de inteligência para crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.153-167. ISSN 1516-3687.

Esta pesquisa buscou verificar se existe relação entre o fator geral da inteligência, avaliado pelo teste não verbal de inteligência R-2, e a organização visomotora infantil, medida pelo teste de Bender, pela adaptação de Koppitz. A amostra foi composta por 538 crianças de escolas do município de Assis (SP), de ambos os sexos, com idades entre 4 anos e 9 meses e 11 anos e 9 meses, obtida considerando a proporção da participação de alunos matriculados em escolas municipais e particulares, no ensino infantil e no ensino fundamental. Os resultados indicaram uma correlação significante de -0,702 entre os totais de pontos dos dois testes. A correlação é negativa, pois, no R-2, são pontuados os acertos, e, no Bender, os erros, indicando que existe relação entre o fator geral da inteligência e a organização visomotora das crianças, ainda que sejam habilidades diferentes. Essa relação já havia sido apontada anteriormente por Koppitz.

Palavras-chave : medidas de inteligência; organização perceptomotora; teste R-2; desenvolvimento infantil; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )