SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Representações sociais e sofrimento psíquico de adolescentes com sintomatologia depressivaBrincadeiras em uma comunidade ribeirinha amazônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PEREIRA, Eliane Ramos et al. Representações sociais dos catadores de um aterro sanitário: o convívio com o lixo. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.34-47. ISSN 1516-3687.

Os catadores de lixo constituem trabalhadores informais em amplo crescimento que sobrevivem da catação em aterros ou lixões, o que implica um modo peculiar de vida com repercussões sociais, psíquicas e na saúde. O estudo objetivou descrever as representações sociais dos catadores acerca do trabalho cotidiano com lixo e o convívio social como catadores. Trata-se de estudo qualitativo baseado na teoria das representações sociais, no qual se utilizou a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados 12 catadores de aterro sanitário em Niterói, no Rio de Janeiro. As representações dos catadores configuram-se em duas matrizes simbólicas, as quais mostram a vinculação do lixo à imagem do catador, que vivencia estigma, desamparo e sentimento de vergonha diante do preconceito da sociedade, e exclusão social; além disso, essas matrizes mostram a dualidade exclusão/inclusão e os dilemas entre necessidade de sustento e enfrentamento dos riscos, sem perspectivas de futuro melhor. Conclui-se que os catadores refletem os impactos psicossociais que sofrem por trabalhar no lixo e, por isso, necessitam de ações profissionais e governamentais inclusivas.

Palavras-chave : catadores; lixo/aspectos psicossociais; estigma; preconceito; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )