Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
SCADUTO, Alessandro Antonio; BARBIERI, Valéria e SANTOS, Manoel Antônio dos. Comunidades terapêuticas para dependentes de substâncias psicoativas: avaliação dos resultados do tratamento. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.156-171. ISSN 1516-3687.
A comunidade terapêutica (CT) é uma modalidade de atenção a usuários abusivos de substâncias psicoativas utilizada no Brasil. No entanto, há poucos estudos acadêmicos sobre seus alcances e limitações, de modo a oferecer subsídios para que a qualidade do atendimento possa ser aprimorada. Este estudo teve por objetivo analisar as mudanças no funcionamento psicológico de internos de uma CT, por meio de avaliação realizada no início e no final do tratamento. Participaram sete homens, dependentes de crack, cocaína e álcool. Os participantes foram avaliados por meio de entrevista semiestruturada, Inventário Multifásico Minnesota de Personalidade (Improved Readability Form – MMPI‑IRF) e Teste de Apercepção Temática (TAT). Os resultados sugerem que o tratamento promoveu melhoras no funcionamento psicológico em graus diferentes para dois subgrupos de participantes, em termos do tipo de estruturação da personalidade. Essa variável pareceu mediar a qualidade da introjeção das experiências afetivas ao longo do tratamento.
Palavras-chave : comunidade terapêutica; avaliação terapêutica; droga (abuso); Teste de Apercepção Temática; Inventário Multifásico Minnesota de Personalidade.