SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A contribuição da consciência morfológica para a leitura no português brasileiroImpacto das ações formativas no uso de tecnologias nas práticas docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BARTH, Bárbara; WAGNER, Adriana  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Descrição cronológica das manifestações amorosas de adolescentes do sul do Brasil. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.287-301. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p287-301.

A literatura brasileira sobre iniciação sexual e sexualidade na adolescência é vasta, no entanto, verifica-se uma escassez de investigações sobre as manifestações amorosas pré-sexuais. Objetivou-se descrever a idade de início de diferentes manifestações amorosas de adolescentes de Porto Alegre e de Canoas, no Rio Grande do Sul, buscando identificar uma possível cronologia. Adolescentes (n = 380) do sexo feminino (66,2%, n = 240) e masculino (33,8%, n = 123), estudantes de escolas públicas e privadas, com média de idade de 14,6 anos (DP = 1,47), preencheram uma ficha de dados sociodemográficos e o Romantic History Survey. Verificou-se o início do interesse romântico aos 10-11 anos de idade, e aos 14-15 anos a efetivação desse interesse em um relacionamento amoroso. Foi observada diferença significativa quanto ao início do interesse romântico e de encontros amorosos conforme o sexo, mais precoces para as meninas em comparação aos meninos. Estudos qualitativos e que incluem a perspectiva de familiares, amigos e parceiros amorosos permitiriam ampliar a compreensão do tema.

Palavras-chave : desenvolvimento do adolescente; adolescência; desenvolvimento emocional; namoro; desenvolvimento psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons