SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialOficinas de fotos: experiências brasileiras em clínica da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RUELLAND-ROGER, Danielle. Gênero de atividades profissionais, variantes estilísticas e genericidade em clínica atividade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.spe, pp.133-144. ISSN 1516-3717.

O objetivo da clínica da atividade é propor um quadro para que o trabalho possa ser ou vir a ser um objeto de pensamento para os próprios profissionais, a fim de permitir-lhes desenvolver seu poder de agir. A intervenção aqui apresentada destaca que, em um contexto de análise de suas atividades cotidianas pelos próprios profissionais, é a transformação, pelo exercício diário da profissão, pelas variantes estilísticas do gênero - aqui, os professores de matemática que ensinam em universidades na França - que produzem um efeito de genericidade, levando à aparição de novas formas do gênero profissional. Em um primeiro momento, o artigo apresentará os conceitos postos a prova por essa pesquisa. Então, deter-se-á em mostrar, em um caso espeífico, como esses conceitos permitem compreender os caminhos que levam os profissionais envolvidos a modificar suas maneiras de conceber e realizar o trabalho e, assim, revitalizar os objetivos de suas atividades profissionais. E como, também, esses profissionais adquiriram uma nova capacidade, pessoal e coletiva, de questionar suas atividades e profissões.

Palavras-chave : Atividade; Gênero de atividades profissionais; Variantes estilísticas de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )