SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O incontornável como o inacessível: uma carta inédita de Martin HeideggerA besta desamarrada... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

B. GUTIERREZ, Carlos. La venerable tradición del progreso. Nat. hum. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp.251-263. ISSN 1517-2430.

Neste trabalho, a concepção hegeliana de futuro como criação contrapõe-se ao "fim da história" de Fukuyama. A ideologia do progresso continua perpetuando a cisão radical de presente e passado que dá início à modernidade européia, a partir da qual o desenraizamento histórico e social do sujeito racional puro reforça o desprestígio da tradição. É preciso restituir à tradição seu caráter de genuína experiência através da destruição apropriadora que quebra o supraentendimento negativo que a circunda há quatro séculos. Ante a supervalorização do futuro em que vivemos, é preciso retornar ao respeito pelo presente, através da paciente atenção ao passado: o presente é o lugar da práxis humana, em que se mesclam passado e futuro na produção da nova realidade, sob pressupostos cada vez maiores.

Palavras-chave : História; Progresso; Tradição; Consciência histórica; Contingência.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )