SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Notas sobre o comportamento da aranha cleptoparasita Argyrodes elevatus (Theridiidae, Araneae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

CRESONI-PEREIRA, Carla; MEDEIROS-SANTANA, Luanda  e  ZUCOLOTO, Fernando Sérgio. Aprendizagem associativa em fêmeas e machos de Anastrepha obliqua (Diptera, Tephritidae) com diferentes idades e estados nutricionais. Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp.68-78. ISSN 1517-2805.

Adultos de moscas-das-frutas, Anastrepha obliqua, necessitam de fontes proteicas para promover a maturação sexual e produção de ovos. A aprendizagem pode ser um mecanismo para melhorar o comportamento de forrageamento na aquisição deste nutriente. Dentre as diferentes definições de aprendizagem uma delas a define como a aquisição de uma nova representação de informação neuronal e pode ser indiretamente observada através de seu efeito potencial no comportamento. No presente estudo, a ocorrência ou não de aprendizagem em fêmeas e machos de A. obliqua de diferentes idades e estados nutricionais foram observadas em relação à sacarose (carboidrato) e lêvedo de cerveja (fonte de proteína). A aprendizagem associativa para sacarose foi demonstrada em fêmeas e machos jovens e velhos somente quando privados de alimento por dois dias depois do período de experiência. Em relação ao lêvedo, a aprendizagem associativa foi demonstrada em fêmeas jovens e velhas, mas não nos machos.

Palavras-chave : aprendizagem associativa; mosca-das-frutas; sacarose; proteína.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )