SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Verbalizações e o estudo de eventos encobertos: discussão metodológicaAtuação médica frente ao paciente portador de HIV no contexto ambulatorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MARTONE, Ricardo Corrêa  e  TODOROV, João Cláudio. Complexidade e seleção: considerações a respeito das implicações para mudança organizacional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.197-204. ISSN 1517-5545.

Algumas considerações sobre o artigo “Complexidade e seleção: implicações para mudança organizacional” de Sigrid Glenn e Maria Malott são realizadas. Ressalta-se a importância de estabelecer os limites de uma organização, assim como de descrever e classificar contingências complexas envolvidas numa organização. A importância de um enfoque selecionista é ressaltada afirmando a utilidade do conceito de metacontingências. Discute-se também o papel da propaganda na sobrevivência de organizações.

Palavras-chave : Análise do comportamento; Complexidade organizacional; Metacontingências; Seleção por conseqüências; Propaganda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português