SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Formação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MORAES, Antonio Bento Alves de; ROLIM, Gustavo Sattolo  e  COSTA JR., Aderson Luiz. O processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.329-345. ISSN 1517-5545.

Os comportamentos das pessoas e as situações em que vivem têm impacto sobre a qualidade de vida das pessoas. O indivíduo é concebido como um ser ativo, capaz de agir sobre o meio e que tem responsabilidades no seu processo de adoecer. Desta maneira, os indivíduos têm condições potenciais de adquirir e manter comportamentos saudáveis, aderindo a planos terapêuticos importantes a suas condições de desenvolvimento. Os comportamentos de profissionais da saúde e dos pacientes representam o eixo central do processo de comunicação que deve ser descrito para uma compreensão ampla da análise da adesão em saúde. A adesão não pode ser reduzida ao cumprimento das recomendações, mas ao resultado da exposição a situações de aprendizagem e de enfrentamento.

Palavras-chave : Adesão; Comunicação; Aprendizagem; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )