SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O contexto da supervisão grupal: ambiente para formação de terapeutas e de supervisoresEl razonamiento analógico desde el modelo de la teoría de los marcos relacionales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PONCIANO, Vera Lucia de Oliveira  e  MOROZ, Melania. Utilizando frases como unidades de ensino de leitura: um procedimento baseado na equivalência de estímulos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.38-56. ISSN 1517-5545.

O modelo de equivalência de estímulos tem sido aplicado em situações de ensino de leitura, comumente utilizando-se a palavra como unidade de ensino. O presente trabalho teve por objetivos elaborar, aplicar e avaliar um procedimento de leitura utilizando a frase como unidade de ensino, para dois alunos encaminhados para atividades de recuperação. A proposta de ensino foi aplicada individualmente com uso do software educativo Mestre. Antes do ensino, os participantes não liam frases. Após o procedimento implementado, ambos apresentaram emergência de leitura das frases de ensino; no entanto, na leitura generalizada de frases, os níveis de desempenho foram diferenciados. Verificou-se ainda que houve manutenção dos desempenhos apresentados após um intervalo de 28 dias. Os dados obtidos evidenciam que, após a proposta, ambos os participantes ampliaram seu repertório de leitura, atingindo níveis de desempenho superiores aos apresentados anteriormente.

Palavras-chave : leitura; leitura de frases; equivalência de estímulos; software educativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )