SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Como responder ao sintoma que é "evento corporal"?O juízo íntimo do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

ROMAO, Lucília Maria Sousa  e  SOUZA, Glaucia Nagem de. Deixar cair para poder dizer (e silenciar). Stylus (Rio J.) [online]. 2013, n.27, pp.43-57. ISSN 1676-157X.

O objetivo deste escrito é produzir a partir do vazio e do silêncio, contornando, tanto quanto possível, uma reflexão sobre ambos em suas instâncias fundadoras do humano, do ser falante e do trabalho artístico (FREUD; LACAN). Pensar a relação desse intervalo faltante - que a linguagem não toca - com o silêncio constitutivo de toda possibilidade de significação (ORLANDI) é o que me move. Da gravidez do vazio e do silêncio, nasce toda fala e todo ato de linguagem, os quais depois de materializados, indiciam algo do início, um resto ou certo efeito de vazio e silêncio dados pela incompletude e imperfeição de todo dito. Analisaremos a performance de Tatiana Blass, denominada "Metade da fala no chão - piano surdo", refletindo sobre a relação do sujeito com a linguagem e com a arte.

Palavras-chave : Sujeito; Psicanálise; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )