SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Análise fatorial confirmatória do neo-ffi utilizando parcelização de itens e método bootstrapEficácia coletiva de professores: análise de escalas internacionais de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARVALHO, Hudson W. de et al. Questionário de estilos de defesa: avaliação psicométrica e redefinição conceitual. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp.169-179. ISSN 1677-0471.

Devido à irredutibilidade epistemológica entre Psicometria e Psicanálise, rejeitamos que o Questionário Estilo de Defesa avalie mecanismos de defesa do ego. A fim de elucidar os construtos avaliados, desenvolvemos um estudo psicométrico. Participou respondendo ao Questionário de Estilos de Defesa e ao Composite International Diagnostic Interview uma amostra representativa da população carcerária do Estado de São Paulo de 1775 indivíduos. A análise se caracterizou por seleção de itens, análises fatoriais, análise de consistência interna, correlações e testes-t. Os resultados reduziram o número de itens de 78 para 23 e revelaram quatro fatores correlacionados com consistência aceitável para os três primeiros e insuficiente para o quarto. Encontraram-se associações significativas entre o segundo fator e dependência de droga, assim como entre o primeiro e terceiro fatores e déficit cognitivo. O instrumento parece avaliar uma dimensão não patológica de sofrimento e três de enfrentamento; entretanto, não há suporte empírico e conceitual para sua utilização clínica.

Palavras-chave : questionário de estilos de defesa; psicometria; psicanálise; racionalismo crítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )