SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamentalPsicometria: fundamentos matemáticos da Teoria Clássica dos Testes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ZANINI, Adriana Mokwa et al. Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): evidências de validade para idosos. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp.287-296. ISSN 1677-0471.

O presente estudo objetivou fornecer evidências de validade convergente entre o Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT) e outros dois instrumentos de memória visual: Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) e Figuras Complexas de Rey. A amostra contou com 29 idosos, de ambos os sexos, com 60 a 79 anos e escolaridades baixa e média. Aplicou-se também a Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), para excluir participantes com indício de depressão e/ou demência. Os resultados apontaram evidências de validade convergente entre o BVRT e o TEPIC-M, o que indicou que o BVRT também possui um cunho verbal, apesar de seus estímulos com figuras geométricas abstratas. Porém, houve poucas correlações significativas entre o BVRT e o teste Figuras Complexas de Rey, o que indicou que avaliam as mesmas funções de maneiras diferentes, além de haver diversidades importantes entre suas aplicações.

Palavras-chave : BVRT; memória visual; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )