Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Avaliação Psicológica
versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431
Resumo
ZALAZAR-JAIME, Mauricio Federico; CUPANI, Marcos e AZPILICUETA, Ana Estefania. Adaptação de três variáveis contextuais em estudantes universitários argentinos. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.4, pp.436-443. ISSN 1677-0471. https://doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12790.
Uma das dificuldades que têm apresentado os estudos destinados a identificar as causas de desistência universitária é a falta de consideração de variáveis sociais/contextuais que, segundo se demonstro una literatura, relacionam-se com o processo de progressão da carreira. Para a avaliação dessas variáveis, o primeiro passo consiste na adaptação de provas que permitam sua medida. Pelo qual, o objetivo do presente trabalho consistiu na adaptação das escalas de Abertura à Diversidade, Percepção de Preconceitos e Discriminação e Experiências Acadêmicas. Neste estudo, participaram 1295 estudantes que se encontravam cursando diferentes carreiras na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina).Os resultados indicaram valores satisfatórios de consistência interna (ρ >.80) e conseguiu-se replicar a estrutura interna da cada instrumento mediante análise fatorial confirmatório. O estudo de validade indicou que as correlações observadas entre as diferentes escalas foram as esperadas a nível teórico. Destacam-se, ainda, as limitações e sugerem-se novas linhas de estudo.
Palavras-chave : adaptação; abertura à diversidade; percepção de preconceito e discriminação; experiências acadêmicas; estudantes universitários.