SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Integrando farmacoterapia à psicoterapia e a medidas gerais no tratamento dos quadros ansioso-depressivosA má vontade e as possibilidades de crescimento mental a partir do fortalecimento dos vínculos amorosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

TERZIS, Antonios et al. Uma revisão teórica sobre a interpretação aplicada aos grupos. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp.00-00. ISSN 1677-2970.

Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre o principal instrumento da psicanálise, a interpretação. Parte da definição clássica freudiana, que tem por objetivo tornar o inconsciente consciente, passa por alguns aspectos da evolução histórica da técnica, enriquecido com os questionamentos e descobertas que se seguiram e apresenta sua aplicação no enquadre grupal. Destaca-se como principal diferencial, a presença real dos demais membros, pois estes se tornam “outros” que respondem, opinam, aconselham e, portanto, também interpretam. Assim, no grupo, a interpretação não é prerrogativa somente do grupoterapeuta. É possível concluir que a interpretação está repleta de aspectos sutis que alteram e definem seus efeitos, merecendo maior atenção e observação. O aprofundamento dos estudos sobre esta técnica possibilitará o desenvolvimento, a abrangência e eficácia das grupoterapias.

Palavras-chave : Psicanálise; Interpretação; Psicoterapia de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )