SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Método psicanalítico e o discurso da criança no grupo: um estudo piloto da sintomatologia depressiva no escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CAMPOS, Dinael Corrêa de. Atuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.53-59. ISSN 1677-2970.

O presente artigo relata as vivências grupais de estagiários na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), onde desenvolveram projetos compromissados com o re-pensar das relações entre homem e trabalho, as pessoas na/da organização, saindo da clássica atuação em recrutamento-seleção-treinamento. O atuar em psicologia do trabalho é o desafio emergente. É proposto aos estagiários que realizem uma caracterização do local de estágio (o que muitos insistem em chamar de diagnóstico), para depois propor projetos/ações que se configuram como a prática do estágio. São relatadas as atuações que os grupos fazem no “projeto mães”, dando voz às faxineiras, lavadores de carro e às guardas do município. O estágio em POT objetiva proporcionar uma vivência grupal que possa assegurar dentro do espaço organizacional, a realidade psíquica dos empregados e o sofrimento que nas organizações podem estar submetidos. A atuação da psicologia organizacional e do trabalho na implementação de estratégias para a criação de organizações e comunidades melhores, passa pelo trabalho de/em grupo. A atuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos pode ser um início para novas práticas engajadas no cotidiano das pessoas que trabalham.

Palavras-chave : Psicologia do trabalho; Grupo; Psicologia organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )