SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Grupo de apoio para pacientes e familiares do serviço de transplante de medula ósseaAvaliação das funções mnésticas e atencionais em uma amostra de idosos saudáveis engajados em atividade física regular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

KATSURAYAMA, Marilise et al. Avaliação dos níveis de estresse psicológico em médicos residentes e não residentes de hospitais universitários. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp.75-96. ISSN 2175-3547.

O estresse laboral é uma das maiores preocupações nos centros de trabalho, já que as manifestações repercutem na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Dentre as consequências mais reconhecidas está a Síndrome de Burnout. Este artigo é um relato de pesquisa realizado nas dependências dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Amazonas com objetivo de avaliar o estresse psicológico e burnout dosmédicos residentes e não residentes através do Inventário de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Burnout de Maslach. Dos médicos residentes, 70% encontravam-se estressados; possuíam níveis baixos de Realização Pessoal. Quanto aos médicos não residentes, 87,9% não possuíam estresse. Os resultados evidenciam a necessidade da implantação de um serviço de apoio ao profissional da área da saúde, visto que este está sujeito a uma tripla tarefa: de cuidar dos indivíduos que o procuram, lutar contra as doenças da sociedade e atender às necessidades de si próprio.

Palavras-chave : Estresse; Síndrome de burnout; Estresse; Residência médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )