SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Tradução para a língua portuguesa do Brasil e adaptação semântico-cultural do Questionário de Avaliação das Relações Familiares BásicasSomos pais, e agora?: A história de nós dois depois dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Eliza Canella da et al. Heranças psíquicas geracionais e a conjugalidade contemporânea: uma revisão sistemática. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.19-31. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura relacionada às heranças psíquicas geracionais interpostas na escolha e manutenção das relações conjugais na contemporaneidade. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic, Schoolar Google e CAPES, entre o período de 2000 a 2014, utilizando-se dos seguintes descritores: vínculo conjugal, transgeracionalidade, transmissão psíquica e relação conjugal. A análise de dados foi realizada a partir da elaboração de categorias temáticas metodológicas e semânticas. Os resultados evidenciaram o predomínio de estudos qualitativos e transversais dentro da temática. No que tange aos principais achados semânticos, observou-se as distintas perspectivas de homens e mulheres no que se refere ao casamento, uma vez que as heranças psíquicas geracionais, sobretudo as transgeracionais, interferem na composição do vínculo conjugal, bem como dificultam o estabelecimento de uma identidade matrimonial e familiar própria.

Palavras-chave : Relação conjugal; Transgeracionalidade; Transmissão psíquica; Conjugalidade e heranças psíquicas geracionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons