SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Perfil da utilização de drogas lícitas e ilícitas por universitários de uma instituição privadaA percepção de adolescentes usuários e não usuários de maconha sobre problemas de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOUZA, Joseane de; CARVALHO, Ana Maria Pimenta  e  TEODORO, Maycoln Lêoni Martins. Esposas de alcoolistas: relações familiares e saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp.127-133. ISSN 1806-6976.

Esposas de alcoolistas têm sido apontadas pela literatura como tendo mais vulnerabilidade para o desenvolvimento de alguns distúrbios psiquiátricos, como a depressão. O estudo objetivou descrever: características sociodemográficas, relação com marido e filho e o histórico familiar de esposas de alcoolistas. Participaram do estudo quatorze esposas. A coleta de dados foi realizada através de duas visitas domiciliares, sendo utilizados os seguintes instrumentos: roteiro de identificação, inventário de depressão de Beck, entrevista semiestruturada sobre histórico de vida e o familiograma. Resultados demonstraram que as esposas apresentaram sinais de depressão, conflito na relação conjugal e relacionamento mais próximo com o filho.

Palavras-chave : Saúde Mental; Saúde da Mulher; Alcoolismo; Psicologia; Relações Familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )