SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número0Política y comportamiento democrático: elementos para un análisis psicosocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

CARVALHO, Denis Barros de  e  YAMAMOTO, Oswaldo H.. Psicologia e políticas públicas de saúde: anotações para uma análise da experiência brasileira. Psicol. Am. Lat. [online]. 2002, n.0. ISSN 1870-350X.

O presente estudo enfoca a inserção do psicólogo nos serviços de saúde pública no Brasil, no contexto da reforma neoliberal no campo das políticas sociais. São discutidos a constituição e a crise do Estado do Bem-Estar Social, os elementos da ideologia neoliberal, a introdução do psicólogo no setor público da saúde, a agenda neoliberal para o campo da saúde e as conseqüências destas para a psicologia no Brasil.

Palavras-chave : Psicologia da saúde; Psicologia no Brasil; Neoliberalismo; Estado do bem-estar social; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons