SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Desempenho cognitivo de indivíduos que sofreram acidente vascular encefálicoAutópsia psicológica: Revisão e proposta de aplicação em casos de suicídio e feminicídio no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi et al. Avanços da psicologia positiva no Brasil. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.32, pp.133-141. ISSN 1870-350X.

O objetivo desse texto é apresentar a perspectiva de como a Psicologia Positiva surgiu e se desenvolveu no Brasil. Alguns construtos (como resiliência, satisfação com a vida e autoestima), que são parte do enfoque da Psicologia Positiva, começaram a ser estudados no Brasil ainda na década de 1990. Desde então, o crescimento da área é expressivo. O texto relata esse movimento, evidenciando que hoje o Brasil dispõe de pesquisadores em todas as regiões do país produzindo novos conhecimentos na área e estabelecendo entidades científicas voltadas para disseminação dos estudos e para articulação científica. Os avanços do campo são evidentes em termos teóricos e técnicos. Destacam-se os trabalhos relacionados à criação/adaptação de instrumentos próprios para avaliação de temas da área e algumas propostas já publicadas de intervenções baseadas em preceitos da Psicologia Positiva em diferentes contextos, principalmente nas áreas da saúde, da educação e das organizações, inclusive com parcerias internacionais.

Palavras-chave : Psicologia Positiva; Psicologia no Brasil; História da Psicologia; Avaliação psicológica; Intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons