SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Avaliação neuropsicológica e deficiências físicas: revisão de instrumentos viáveis no BrasilOs benefícios das emoções positivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RIZZON, Ana Letícia Castellan; MOSMANN, Clarisse Pereira  e  WAGNER, Adriana. A qualidade conjugal e os elementos do amor: um estudo correlacional. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.1, pp.41-49. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2013.61.05.

Este estudo objetivou investigar as relações entre a qualidade conjugal, avaliada, neste estudo, pela satisfação e por variáveis sóciodemográficas, e os elementos do amor de Sternberg. Participaram 102 sujeitos, sendo 52 do sexo masculino e 50 do sexo feminino da capital e do interior do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a Escala Triangular do Amor de Sternberg (ETAS) - Versão Reduzida e a Escala de Satisfação Conjugal - The Golombok Rust Inventory of Marital State (GRIMS). Nossos resultados indicaram que os sujeitos avaliaram sua satisfação conjugal de forma bastante heterogênea, e o componente decisão/compromisso surgiu como o mais preponderante. Os três componentes do amor, Intimidade, Paixão e Decisão/Compromisso, e a escolaridade dos sujeitos mostraram-se correlacionados à satisfação conjugal, perfilando um interessante panorama nas interações dos casais desta amostra. Identifica-se uma tendência dos sujeitos estudados a valorizar sua relação quando se sentem satisfeitos e comprometidos, porém, há carência de intimidade e paixão.

Palavras-chave : amor; relacionamento interpessoal; qualidade conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )