SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O fazer como potência: atuação da psicologia no sistema único de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

MOREIRA, Keila Barros. Contribuições para o aprimoramento dos processos de trabalho e cuidado no CAPS II: Fenomenologia existencial e Política Nacional de Humanização. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2014, vol.13, n.2, pp.1-13. ISSN 1984-9044.

Buscou-se aprimorar os processos de trabalho e de cuidado de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na perspectiva da Fenomenologia existencial e com as contribuições da Política Nacional de Humanização (PNH). Ambas propõem uma mudança na visão e formas de intervir com o homem. Acreditam na capacidade que ele tem de se refazer, respeitam sua singularidade e fomentam sua autonomia. A metodologia foi a cartografia, e a coleta de dados foi feita por meio de encontros em formato de roda com os técnicos do CAPS, objetivando construir o fluxograma e o Projeto terapêutico singular de um usuário do serviço. As contribuições desse trabalho são no sentido de aprimorar a gestão participativa e autonomia dos envolvidos, aperfeiçoando os processos de trabalho e cuidado.

Palavras-chave : fenomenologia existencial; saúde mental; sistema único de saúde; política nacional de humanização; fluxograma analisador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )