SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Socionomia e Seleção em uma organização do segmento financeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Rev. bras. psicodrama vol.21 no.1 São Paulo  2013

 

Editorial

 

 

Apresentamos o 21º volume da Revista Brasileira de Psicodrama com o mesmo compromisso de dar visibilidade ao que há de melhor no Psicodrama brasileiro e ao que pode inspirar novos avanços a nossos pesquisadores.

Psicodramatistas ainda em formação iniciam este primeiro número com o relato de um processo seletivo em uma organização do segmento financeiro, em que competências individuais são avaliadas no contexto grupal. Apresentam o potencial da Socionomia no desenvolvimento do papel profissional e no diagnóstico das relações e dos processos organizacionais. Da mesma forma que a nova geração de psicodramatistas brasileiros está conquistando espaços importantes para a intervenção socionômica, representantes de várias gerações apresentam o Sociopsicodrama, o Psicossociodrama e o Sociodrama aplicados na clínica psicoterapêutica, na socioterapia, na saúde básica, nos congressos brasileiros e internacionais, ilustrando, assim, a diversidade de intervenções que caracteriza o Psicodrama atual.

Ao lado de psicodramatistas brasileiros que refletem sobre a clínica e sobre as práticas grupais, trazem resultados de pesquisa e reflexões sobre o processo de escrever monografias, colegas formados em outras culturas nos inspiram com uma pesquisa quantitativa medindo espontaneidade e bem-estar, René Marineau, herdeiro da biblioteca de J. L. Moreno, discute o projeto de vida de Moreno e sua atualização no Século XXI. Também neste número da revista encontram-se resenhas de livros ainda não traduzidos para o português.

A pesquisa e a reflexão teórica aqui presentes estão contribuindo para o desenvolvimento e a organização de um Psicodrama cada vez mais alinhado com princípios democráticos, aberto à diversidade cultural do brasileiro e sintônico com a realidade atual. Além do desenvolvimento de novos referenciais para o Psicodrama contemporâneo, estamos lutando pelo reconhecimento no mundo acadêmico, no científico e no psicodramático deste nosso veículo de apresentação da metodologia socionômica como agente de mudança social e também sujeito de um processo contínuo de fertilização e transformação.

A capacitação de nossos autores para a redação científica, sem perder o compromisso com a criatividade, é imperiosa. Precisamos de um empenho coletivo com essa maestria para que mais profissionais apresentem suas experiências práticas.

Todo o processo de acompanhamento dos pareceristas e finalização dos manuscritos para impressão tem sido liderado pela grande colaboradora Paula Freire, Secretária Administrativa da Revista. O percurso da impressão à distribuição e à promoção da Revista tem sido responsabilidade da Kathya Mutti Tilieri, Diretora de Produção. Meus agradecimentos a elas, às coeditoras, aos pareceristas, que colaboraram na avaliação e na formulação de sugestões para o aprimoramento de cada manuscrito, a toda a equipe editorial, à Beth Gomes, secretária da Febrap, e aos nossos assinantes. Quero também manifestar especial gratidão aos autores deste exemplar, que se superaram no desafio posto de fortalecer a Revista apresentando o Psicodrama em toda sua pujança.

 

Heloisa Fleury
Editora