Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Nova Perspectiva Sistêmica
versão impressa ISSN 0104-7841
Resumo
BITTENCOURT, Isabella Goulart e BOING, Elisangela. Contribuições do Pensamento Sistêmico, da Gestalt-terapia e de práticas da psicologia para o trabalho em um CAPSI. Nova perspect. sist. [online]. 2017, vol.26, n.57, pp.53-68. ISSN 0104-7841.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são fundamentais para o processo da Reforma Psiquiátrica por terem como um dos propósitos, a partir da perspectiva do SUS, redirecionar o modelo de atenção à saúde mental. A partir da necessidade de um atendimento especializado para crianças, adolescentes e seus familiares, foi criado o Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi). Neste artigo, buscamos refletir, com base no Pensamento Sistêmico e da gestalt-terapia, sobre as atuações específicas da Psicologia e ações interdisciplinares a partir da experiência de estágio curricular em um CAPSi da região sul do país e apontar de que forma tais ações se relacionam aos princípios e diretrizes do SUS. Discutiu-se a respeito do trabalho da equipe interdisciplinar e da importância da mesma para o atendimento integral ao sujeito, além de apresentar questões sobre o Pensamento Sistêmico, a gestalt-terapia, a avaliação psicológica e a psicoterapia, mostrando a contribuição destas teorias e práticas para a comunicação, interação e relação da equipe e para o trabalho em rede. Portanto, as teorias citadas podem contribuir não só para as práticas específicas da profissão, mas também para a qualidade das ações interdisciplinares e intersetoriais.
Palavras-chave : centro de atenção psicossocial (CAPS); epistemologia sistêmica; gestalt-terapia; saúde mental; SUS; teoria da comunicação.