SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A cientificidade das técnicas projetivas em debateOrientação e evitação ao êxito em uma população do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MARTINS, Maria do Carmo Fernandes  e  SANTOS, Gisele Emídio. Adaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp.195-205. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi revisar, validar e apurar a fidedignidade da Escala de Satisfação no Trabalho, composta por 116 itens agrupados em 14 fatores válidos com fidedignidade insatisfatória. A revisão semântica manteve 113 itens, aplicados a 600 trabalhadores-estudantes, sendo 51% mulheres, com nível de escolaridade média e superior, com idade média de 26 anos. Análises dos componentes principais e scree plot indicavam haver 7 a 12 componentes. A fatoração dos eixos principais com rotações Varimax e Promax reduziu a escala para 45 itens agrupados em seis fatores: "satisfação com suporte organizacional", "satisfação com utilidade social da organização e do trabalho", "satisfação com relacionamento afetivo no trabalho", "satisfação com reconhecimento profissional", "insatisfação com inadequação da chefia e falta de oportunidades" e "insatisfação com sobrecarga de trabalho" com alfas de 0,86, 0,81, 0,80, 0,82, 0,85 e 0,81. A estrutura do construto confirmou-se afetiva e multideterminada. Esta conclusão corroborou achados da área.

Palavras-chave : Satisfação no trabalho; Escala de Medida de Satisfação no Trabalho; Validade; Fidedignidade; Análise fatorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )