SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A afetividade na sala de aula: um professor inesquecívelObservação do educador infantil pela escala de empenho do adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SILVA, Marjorie Cristina Rocha Da  e  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Autoconceito e desempenho de universitários na disciplina estatística. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.2, pp.261-268. ISSN 1413-8557.

Este trabalho objetivou avaliar o autoconceito de universitários em disciplinas de Estatística, e sua relação com o curso, turno, semestre, idade e gênero. Responderam um questionário de identificação e uma escala de autoconceito 116 estudantes de Psicologia e 32 de Pedagogia, com idades de 18 a 65 anos, 86% mulheres e 58% do noturno. A escala do tipo Thurstone com 21 itens permitiu classificar o autoconceito em rebaixado, adequado e elevado. Observou-se que 67% dos participantes possuem um autoconceito adequado. Os principais resultados permitem afirmar que há correlação positiva entre autoconceito e desempenho na disciplina estatística, embora não se saiba o quanto o autoconceito elevado contribuiu para um melhor desempenho do aluno. As limitações deste estudo sugerem a realização de outros sobre esse construto no âmbito acadêmico.

Palavras-chave : Desempenho acadêmico; Psicologia educacional; Estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português