Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista da SBPH
versão impressa ISSN 1516-0858
Resumo
LEITE, Cibele Dayana de Souza Werneck e FERNANDES, Cibelle Antunes. Desfechos do Planejamento Antecipado de Cuidado e Diretivas Antecipadas em Unidade de Terapia Intensiva: Revisão Integrativa. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp.28-38. ISSN 1516-0858.
A temática de finitude é notadamente desafiadora para o ser humano, e especialmente, para as equipes de saúde. Assim, o Planejamento Antecipado de Cuidado (ACP) e Diretivas Antecipadas (DA) se apresentam como recursos para otimizar o cuidado humanizado centrado no paciente. Este estudo objetiva identificar os desfechos de ACP e DA no cuidado do paciente crítico em UTI. Trata-se de revisão integrativa com abordagem descritiva. Utilizou-se as fontes de dados Medline (Via Pubmed), Cochrane Central e Lilacs. Após o processo sistemático de exclusão, resultaram 23 estudos. Os resultados apontaram os desfechos de ACP mais significativos: a) Taxas mais altas de conclusão de DA (60,9%); b) recebimento de tratamentos menos intensivos no final da vida (56,5%); c) tomada de decisão compartilhada (30,4%); d) melhora na comunicação entre o paciente, a família e os médicos (21,7%); e) maior probabilidade de que médicos e familiares compreendam e cumpram os desejos do paciente (13%); f) maior utilização de serviços de cuidados paliativos (13%); Este estudo apresentou e descreveu as principais evidências científicas que abordam os desfechos de ACP e DA em UTI.
Palavras-chave : planejamento antecipado de cuidado; diretivas antecipadas; unidade de terapia intensiva; paciente crítico; equipe multiprofissional.