SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Compreensão e estratégias de leitura no ensino fundamentalConsumo de drogas psicoativas em adolescentes escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SEBEN, Gabriela; GAUER, Gabriel Jose Chittó; GIOVELLI, Grazielly Rita Marques  e  VIEIRA, Renata Gastal. Adultos jovens portadores de HIV: análise dos processos subjetivos no enfrentamento da doença. Psic [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.63-72. ISSN 1676-7314.

Este estudo procura investigar de que forma adultos jovens portadores do vírus HIV, em processo de tratamento anti-retroviral, pensam e encaram o problema da AIDS. A partir de uma abordagem qualitativa, torna-se possível problematizar questões subjetivas relativas a preconceito, exclusão social, métodos preventivos, enfrentamento da doença e adesão ao tratamento, entre outros temas referentes ao ser e sentir-se portador. Procura-se analisar quais são as perspectivas de vida desses sujeitos e, se constatadas, quais mudanças, físicas ou psíquicas, ocorreram a partir da adesão ao tratamento medicamentoso. A pesquisa mostrou que os sujeitos têm uma expectativa positiva ante o tratamento com anti-retrovirais. A possibilidade de uma melhor qualidade de vida no que se refere à longevidade e aos aspectos físicos e/ou psíquicos é o ponto fundamental, apesar dos possíveis efeitos colaterais que o tratamento pode causar.

Palavras-chave : HIV/AIDS; Tratamento antiretroviral; Perspectivas de vida/enfrentamento da doença; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )