Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia em Revista
versão impressa ISSN 1677-1168
Resumo
SANTOS, João Henrique de Sousa e KIND, Luciana. Produtividade acadêmica e modulações no trabalho do pesquisador em Psicologia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.223-244. ISSN 1677-1168. https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P223.
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar o cenário de produtividade acadêmica em relação ao pesquisador com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A investigação envolveu a produção de dados empíricos por meio da seleção e análise de informações nos currículos de pesquisadores PQ da área da Psicologia disponíveis na Plataforma Lattes. Foram também realizadas entrevistas semidirigidas com sete pesquisadores bolsistas de produtividade de diferentes subáreas. Os resultados estão apresentados e discutidos em três eixos norteadores da problematização do campo investigado: produtividade e avaliação da área; bolsa de produtividade em pesquisa: entre dilemas e benefícios; e produtivismo e modulações de pesquisadores. Os resultados apontam uma cultura da produtividade permeada pela lógica da produção, sobretudo de artigos científicos, e pela intensificação do trabalho, que modula o trabalho do docente-pesquisador
Palavras-chave : Políticas científicas; Cultura da produtividade; Bolsa de produtividade; Pesquisador; Trabalho docente.