SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LOPES, Ana Paula Hermoso  e  DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Representações sociais da cura divina no contexto neopentecostal. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.771-789. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p771-789.

Considerando o crescimento vertiginoso do neopentecostalismo no Brasil nas últimas décadas e seu consequente impacto sociocultural, este estudo buscou investigar os bens simbólicos produzidos no contexto religioso com base na análise das representações sociais da doença e da cura divina, compartilhadas por membros da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Foram realizadas cinco entrevistas semidirigidas com membros da IURD que relataram ter vivenciado a cura divina. A análise, desenvolvida mediante a utilização do método da hermenêutica de profundidade, revelou a presença de princípios da teologia da prosperidade permeando as representações sociais de cura bem como diferenças importantes entre o discurso oficial da igreja e o reproduzido pelos fiéis. Essa pesquisa evidencia a complexidade e as contradições que caracterizam o processo da cura divina, o que justifica a necessidade de realização de novos estudos nesse campo.

Palavras-chave : Cura divina; Representações sociais; Neopentecostalismo; Igreja Universal do Reino de Deus; Hermenêutica de profundidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons