Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Mental
versão impressa ISSN 1679-4427
Resumo
MESQUITA, Ana Letícia Pires et al. Trajetórias de mulheres que vivenciaram a gravidez/maternidade na adolescência. Mental [online]. 2011, vol.9, n.16, pp.303-326. ISSN 1679-4427.
O objetivo do presente estudo foi analisar vivências emocionais de mães adolescentes, refletidas na relação com seu filho, seu parceiro, membros da família, espaço escolar e demais espaços sociais. Foram participantes da presente pesquisa mães com idades entre 19 e 21 anos, tendo, na ocasião do seu parto, idades variando entre 15 e 17 anos, todas procedentes de classe social baixa e com grau de escolaridade entre 1º e 2º graus incompletos. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturado e aparelho de MP3 como recurso para gravação das entrevistas. O significado da maternidade foi evidenciado pelas jovens em cinco eixos centrais: 1) aceitação da gravidez/maternidade; 2) sentimento de ser mãe; 3) mudanças percebidas ao vivenciarem a experiência de ser mãe; 4) cuidados com o filho; e 5) importância ou não da presença do parceiro. Assim, foi possível identificar que as adolescentes assumiram o papel de mãe com o apoio da família e do parceiro, superando muitas dificuldades no cuidado diário dos filhos, criando vínculo efetivo no binômio mãe-filho, apesar de relatarem comportamento preconceituoso por parte de pessoas inseridas no seu meio social.
Palavras-chave : Mãe-adolescente; aspectos emocionais; interação mãe-filho; presença [ausência de parceiro]; preconceito.