SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O envolvimento do pai na gestação do primeiro filhoCrenças parentais sobre o autismo e sua evolução no processo de comunicação diagnóstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

RODRIGUES, Luciana Santos  e  CHALHUB, Anderson Almeida. Contextos familiares violentos: da vivência de filho à experiência de pai. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.77-92. ISSN 1679-494X.

No âmbito da pesquisa sobre família, o tema violência, infelizmente, tem espaço. Apesar de ser o ambiente que, ao nível do ideal, deveria ser protegido, ao nível do real, a família aparece como um lugar de atos e práticas violentas contra os seus integrantes. Esse trabalho analisa, através de pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Scielo e BVS-psi, a experiência de paternidade de homens oriundos de ambientes familiares violentos, buscando conhecer a relação entre a vivência de violência na família de origem e a experiência da paternidade na família atual. Foi possível identificar que a violência intrafamiliar vivenciada na infância influencia na experiência da paternidade, quando os filhos da violência tornam-se pais. No entanto, essa influência não determina a manutenção dos padrões relacionais disfuncionais da família de origem. Manter ou transformar padrões relacionais disfuncionais depende de uma conjunção de fatores de risco e proteção.

Palavras-chave : Paternidade; Violência intrafamiliar; Transmissão intergeracional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )