SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Negociação sexual conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

COSTA, Crístofer Batista da; HAACK, Karla Rafaela; OLIVEIRA, Eduarda Lima de  e  FALCKE, Denise. Infidelidade na perspectiva de homens e mulheres. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.3-18. ISSN 1679-494X.

O presente estudo investigou as concepções de infidelidade de homens e mulheres que estão em um relacionamento monogâmico e as possíveis motivações para o comportamento afetivo-sexual extra diádico. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva com 275 participantes, 211 mulheres e 65 homens, com idades entre 18 e 65 anos, residentes de 16 estados brasileiros. A coleta ocorreu via internet por meio do preenchimento de dois questionários. As concepções de infidelidade referiram-se à quebra de contrato/confiança e envolvimento afetivo/sexual. Foram comportamentos considerados infidelidade ter relações sexuais, beijar, flertar e envolver-se virtualmente. A motivação envolveu insatisfação conjugal/sexual, insegurança, medo, carência, entre outros motivos. Os resultados corroboram a literatura e sugerem a necessidade de atentar para transições e dinamismo nas relações afetivo-sexuais.

Palavras-chave : Fidelidade; Infidelidade; Relações afetivo-sexuais; Dinâmica de casal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons