Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Ciências & Cognição
versão On-line ISSN 1806-5821
Resumo
ARAUJO POPOIRE WANDERLEY, Carla et al. Desenvolvimento sexual e cognitivo das portadoras da síndrome de Turner: Sexual and cognitive development of Turner's syndrome porters. Ciênc. cogn. [online]. 2004, vol.2, pp.61-74. ISSN 1806-5821.
Resumo A Síndrome de Turner caracteriza-se por uma anormalidade do cromossomo sexual ocorrida em indivíduos com fenótipo feminino freqüentemente com o cariótipo 45,X. Esta anormalidade é responsável pela alta taxa de mortalidade de zigotos portadores da síndrome de Turner em abortos espontâneos. Dentre as especificidades apresentadas pelas mulheres portadoras desta síndrome, as mais destacáveis são: baixa estatura e esterilidade. Para amenizar a baixa estatura as portadoras utilizam tratamentos à base de hormônios como: oxandrolona, hormônio do crescimento e estrogênio, o que pode aumentar a estatura média de 5 a 10 cm. Do ponto de vista psicológico, essas portadoras não apresentam desvio de personalidade. Ou seja, a sua identificação psicossocial não é alterada. Inicialmente, associava-se a síndrome de Turner a um grau de retardo mental. Contudo, verificou-se que as sindrômicas apresentam apenas um déficit de percepção espacial e visual-motor, tendo dificuldades gerais em tarefas não-verbais. Assim, elas possuem um QI não-verbal normal ou abaixo da média, compensado por um QI verbal normal ou acima da média. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 02: 61-74.
Palavras-chave : síndrome de Turner; tratamentos hormonais; cognição; comportamento; alterações sexuais; desenvolvimento.