SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2A influência da baixa estatura sobre as representações psicossociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

ARAUJO POPOIRE WANDERLEY, Carla et al. Desenvolvimento sexual e cognitivo das portadoras da síndrome de Turner: Sexual and cognitive development of Turner's syndrome porters. Ciênc. cogn. [online]. 2004, vol.2, pp.61-74. ISSN 1806-5821.

Resumo A Síndrome de Turner caracteriza-se por uma anormalidade do cromossomo sexual ocorrida em indivíduos com fenótipo feminino freqüentemente com o cariótipo 45,X. Esta anormalidade é responsável pela alta taxa de mortalidade de zigotos portadores da síndrome de Turner em abortos espontâneos. Dentre as especificidades apresentadas pelas mulheres portadoras desta síndrome, as mais destacáveis são: baixa estatura e esterilidade. Para amenizar a baixa estatura as portadoras utilizam tratamentos à base de hormônios como: oxandrolona, hormônio do crescimento e estrogênio, o que pode aumentar a estatura média de 5 a 10 cm. Do ponto de vista psicológico, essas portadoras não apresentam desvio de personalidade. Ou seja, a sua identificação psicossocial não é alterada. Inicialmente, associava-se a síndrome de Turner a um grau de retardo mental. Contudo, verificou-se que as sindrômicas apresentam apenas um déficit de percepção espacial e visual-motor, tendo dificuldades gerais em tarefas não-verbais. Assim, elas possuem um QI não-verbal normal ou abaixo da média, compensado por um QI verbal normal ou acima da média. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 02: 61-74.

Palavras-chave : síndrome de Turner; tratamentos hormonais; cognição; comportamento; alterações sexuais; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )