SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3História e reflexão sobre as políticas de saúde mental no Brasil e no Rio Grande do SulUma história da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COSENTINO, Milena Callegari  e  MASSIMI, Marina. A experiência de autores judeus da psicologia sobreviventes do holocausto. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp.1046-1062. ISSN 1808-4281.

O objetivo desta pesquisa foi o de abordar o tema "trauma e memória" na literatura de autores judeus da Psicologia, que viveram na Europa no período da Segunda Guerra Mundial/Holocausto; e analisar possíveis repercussões do trauma em suas vidas e teorias. O trauma psicológico é relacionado à vida de todo ser humano e tem merecido maior atenção de diversas disciplinas.  Violência, catástrofes e más condições de vida afetam a vida de muitos direta e indiretamente. Os autores escolhidos foram Kurt Lewin, Viktor Frankl e Bruno Bettelheim. Utilizou-se o método historiográfico, especificamente da área de história da psicologia. Os resultados apontaram que a situação traumática vivida modificou a maneira desses autores se posicionarem na teoria elaborada e na vida. Nos relatos encontram-se recursos pessoais, de teor psicológico e cultural, utilizados para vivenciar ou superar o trauma. Em suma, existe uma significativa relação dos estudos por eles realizados com a vivência do trauma.

Palavras-chave : trauma psicológico; Holocausto; Kurt Lewin; Viktor Frankl; Bruno Bettelheim.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )