SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A experiência de autores judeus da psicologia sobreviventes do holocausto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TRZAN-AVILA, Alexandre  e  JACO-VILELA, Ana Maria. Uma história da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp.1063-1069. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste trabalho é construir um relato histórico da emergência da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil (ACP), visando responder às seguintes perguntas: como esta abordagem chega ao Brasil; com quem chega; como se desenvolve; quais influências de âmbito nacional esta abordagem recebe. Estas questões se fazem pertinentes pela constatação que a ACP entra no Brasil em uma época atravessada por movimentos libertários, como a contracultura, movimentos de minoria, antipsiquiatria e as batalhas pela democracia no Brasil. A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano. O presente trabalho utiliza o método historiográfico, que consiste em um processo de reconstrução da história.

Palavras-chave : História da Psicologia; Abordagem Centrada na Pessoa; Historiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )