SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Terapia cognitivo-comportamental e tratamento psicológico de pacientes com HIV/AIDSA terapia cognitiva e o mindfulness: entrevista com Donna Sudak índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FORMIGA, Mariana Bandeira; GALDINO, Melyssa Kellyane Cavalcanti; CHIAPETTI, Nilse  e  GOMES, Caroline Mello Lucena Cavalcanti. A conceitualização cognitiva no Transtorno Obsessivo Compulsivo: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp.61-66. ISSN 1808-5687.

Este artigo apresenta o estudo do caso de uma paciente, sexo feminino, 27 anos de idade, universitária, portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com apresentação de rituais de limpeza. A paciente fazia uso de Rivotril e Fluoxetina. O acompanhamento psicológico foi norteado pelos pressupostos teóricos da abordagem terapêutica cognitivo comportamental, com ênfase na conceitualização cognitiva como auxiliar na verificação e análise dos pensamentos automáticos, na técnica de exposição e prevenção de respostas e reestruturação cognitiva. O objetivo foi descrever a importância da elaboração da conceitualização de forma contínua no TOC, como requisito necessário para o trabalho produtivo pela díade terapeuta- paciente e na compreensão de problemas durante o tratamento. Foram necessários sete meses de intervenções para a remissão do ritual de limpeza, bem como o desmame medicamentoso realizado pelo psiquiatra. De acordo com os relatos da paciente, a frequência de pensamentos obsessivos diminuiu consideravelmente, e a crença irracional de contaminação foi desconfirmada.

Palavras-chave : conceituação cognitiva; exposição e prevenção de respostas; transtorno obsessivo compulsivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )