Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia em Pesquisa
versão On-line ISSN 1982-1247
Resumo
CORDEIRO, Neylla Cristhina Pereira; DIAS, Talita Pereira e SA, Lucas Guimarães Cardoso de. Análise das habilidades sociais de crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.2, pp.1-23. ISSN 1982-1247. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32568.
A literatura aponta que o vínculo familiar fragilizado pode ter relação com repertórios deficitários de habilidades sociais em crianças e adolescentes. Buscando evidências empíricas para isso, este estudo analisou o repertório de habilidades sociais de crianças e adolescentes institucionalizadas, comparando-o com aquelas não institucionalizadas. 61 crianças e adolescentes, além de seus pais ou cuidadores, responderam ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças e Adolescentes, aplicado em instituições de acolhimento e em escola particular. Os resultados mostraram que crianças e adolescentes institucionalizadas apresentaram menor repertório de habilidades sociais e mais problemas de comportamento que as não-institucionalizadas.
Palavras-chave : Socialização; Comportamento social; Crianças abrigadas; Relações interpessoais; Desenvolvimento emocional.