SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Processo de escolha profissional de adolescentes: uma perspectiva desenvolvimentistaEscala de autoeficácia ocupacional frente ao adoecimento laboral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CORDEIRO, Neylla Cristhina Pereira; DIAS, Talita Pereira  e  SA, Lucas Guimarães Cardoso de. Análise das habilidades sociais de crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.2, pp.1-23. ISSN 1982-1247.  https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32568.

A literatura aponta que o vínculo familiar fragilizado pode ter relação com repertórios deficitários de habilidades sociais em crianças e adolescentes. Buscando evidências empíricas para isso, este estudo analisou o repertório de habilidades sociais de crianças e adolescentes institucionalizadas, comparando-o com aquelas não institucionalizadas. 61 crianças e adolescentes, além de seus pais ou cuidadores, responderam ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças e Adolescentes, aplicado em instituições de acolhimento e em escola particular. Os resultados mostraram que crianças e adolescentes institucionalizadas apresentaram menor repertório de habilidades sociais e mais problemas de comportamento que as não-institucionalizadas.

Palavras-chave : Socialização; Comportamento social; Crianças abrigadas; Relações interpessoais; Desenvolvimento emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons