SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Avaliação ludoterápica centrada na criança surda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.5 no.1 São Paulo  2013

 

Editorial

 

 

O volume atual aborda determinadas questões cáusticas no século XXI: desespero, ética, valores, interações mediadas pelo espetáculo e hiper-realidade. Em conjunto, estes fatores tem ocasionado o aumento da depressão que é refletida em pesquisa intercultural.

Caroline Schmidtum apresenta relato de experiência abordando alguns desafios e dificuldades enfrentadas no trabalho de avaliação psicológica realizado com crianças surdas em um contexto educacional. Ariana Kelly Leandra Silva da Silva aborda a Diversidade Sexual e de Gênero em perspectiva teórica que considera a construção de sujeitos sociais críticos. Indaga alguns mecanismos que a sociedade ocidental utiliza para articular o preconceito na esfera da orientação sexual. O texto permite encontrar mecanismos para que a violência de Gênero seja mitigada.

Renata Sabrina Maciel Lobato Louzada & Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira procuram compreender a subjetividade e vivências de prazer e sofrimento de sujeitos no ambiente de trabalho, bem como suas implicações para a dinâmica das relações sociais. Vitor F. Sampaio, busca abranger o que significa conhecer a si mesmo em uma perspectiva fenomenológica existencial. Utiliza como fio condutor uma visita a um local conhecido (universidade), realizada por duas pessoas (professor e aluno). A partir do exemplo, interpreta, possíveis compreensões sobre o si mesmo e os caminhos para conhecer-se. Utiliza como fundamento hermenêutico a ontologia de Martin Heidegger.

Virginia Moreira, Regina Heloisa Maciel & Thalita Queiroz de Araújo mostram por meio de pesquisa transcultural que o desemprego, o excesso de trabalho, a competitividade e a falta de sentido do trabalho são constitutivos da depressão. Também, argumentam como a situação vivida no trabalho globalizado contribui para a epidemia de depressão que afirma ser vivida nos dias atuais. Carlos Roger Sales da Ponte descreve em diálogo com pressupostos de Rollo May a experiência da angústia e o conceito de autoconsciência, acontecimento exclusivamente humano e necessário à vivência e compreensão do estar angustiado.

Adriane do Socorro Costa Leite, Adriane Henderson de Matos, Ingrid Bergma da Silva Oliveira & Lucivaldo da Silva Araújo ponderam a inserção da Terapia ocupacional no contexto da assistência em saúde ao sujeito infectado pelo HIV. Os autores afirmam que a intervenção tem contribuído para a produção de novas maneiras de fazer uma clinica ocupacional através do contato com o mundo da arte e da cultura.

Finalizamos o número com a indagação CRISE DE VALORES OU VALORES EM CRISE? Uma questão aposta na obra de TAILLE, Yves de La; MENI, Maria Suzana de Stefano (orgs). (2009). Porto Alegre: Artmed. Ana Paula Chagas Monteiro resenha o livro demarcando a complexidade do tema apresentado no volume em oito investigações: cinco abordando os jovens e três os professores. O livro destaca reflexões pertinentes ao cenário das sociedades capitalistas produtor de posturas individualista e hedonista, assim como evidencia as mudanças que as pessoas têm vivido continuamente em seus valores morais. Sobretudo, são objetos de meditação a indignação, o civismo, as cotas raciais, as virtudes, a solidariedade, a justiça e a educação. Aproveitem a leitura.

Adelma Pimentel
Editora Geral