SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2É inevitável que as mulheres amem demais?A experientia como fator de conhecimento: a pessoa na psicología-filosófica aristotélico-tomista da Companhia de Jesus (séc. XVI-XVII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

FARIAS, Francisco Ramos de. O dinheiro no sintoma e a dívida da dúvida: memórias de uma existência. Trivium [online]. 2011, vol.3, n.2, pp.84-98. ISSN 2176-4891.

Aborda-se nesta reflexão o percurso suscitado pelo desejo na neurose obsessiva, considerando as memórias construídas por um analisante bem como as anotações realizadas pelo analista. Nesse contexto, investiga-se os entrecruzamentos transferenciais firmados ante a coincidência de fatos e de nomes na história de ambos. Em princípio, constata-se que a assunção de uma dívida simbólica, bem como os mecanismos construídos para pagá-la e ao mesmo tempo não pagá-la foi o caminho encontrado para o analisante, no sentido de manter sua existência em termos de ser um devedor; razão pela qual não devia pagar a dívida, visto que o pagamento elimina o credor, e se não há mais credor, o devedor se aniquila. Eis o sentido da manutenção da dívida para sustentar uma dúvida e livrar o sujeito da condição de ver-se como um morto.

Palavras-chave : Desejo; dívida; dúvida; obsessão; memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )