SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1O lugar do corpo no nó borromeano: inibição, sintoma e angústiaO gozo na topologia borromeana: um novo paradigma? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

COSTA, Ana Maria Medeiros da; FERRAZ, Maria Aimée Laupman  e  RIBEIRO, Valdelice Nascimento de França. O amor, o feminino e a escrita. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp.29-38. ISSN 0101-4838.

O artigo propõe abordar a temática do amor para o sujeito na posição feminina e suas possíveis relações com a escrita a partir de Freud e Lacan. Lacan, em seu conhecido quadro denominado de Fórmulas quânticas da sexuação, situa a sexualidade feminina no mais além da função fálica, como correlata a um Outro gozo que não aquele dito sexual. O sujeito nesta posição feminina sente que uma parte de si mesmo está presa ao gozo fálico, e a outra, naquilo que Lacan chama de Gozo do Outro. Desse Gozo Outro nada se sabe, a não ser que se o experimenta. Propomos pensar que os sujeitos que estão na posição feminina são mais levados a aprender a fazer algo com o real; assim, poderíamos pensar na função da escrita como uma forma de contornar esse gozo suplementar.

Palavras-chave : amor; gozo; escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )