SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1A importância do brincar em Winnicott e SchillerNotas sobre o sujeito da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

TRAVASSOS-RODRIGUEZ, Fernanda  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Maternidade tardia e ambivalência: algumas reflexões. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.1, pp.111-121. ISSN 0101-4838.

No Brasil aumenta o número de mulheres que posterga a maternidade para depois dos 35 anos. Este fenômeno evidencia o tempo de educação da mulher e sua entrada no mercado de trabalho, que exigem o adiamento da maternidade. Alguns estudos apontam para uma dificuldade na assunção do papel materno pelas mulheres com mais de 35 anos. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura acerca dos conceitos de "maternidade tardia" e "ambivalência", investigando a possível conexão entre os temas e as alterações psíquicas do puerpério. Constatou-se que na maternidade tardia o período de adaptação ao bebê é vivido com uma ambivalência mais intensa. Influenciadas, sobretudo, por uma imposição cultural que supõe o amor incondicional aos filhos, observa-se que as mães tardias têm dificuldade em conciliar os aspectos da vida já bem estruturada com estas novas funções a serem exercidas.

Palavras-chave : maternidade tardia; ambivalência; maternidade contemporânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )