Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicopedagogia
versão impressa ISSN 0103-8486
Resumo
CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro et al. Estudo piloto de adaptação da bateria neuropsicológica luria-nebraska para crianças (LNNB-C). Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp.117-125. ISSN 0103-8486.
INTRODUÇÃO: Em nosso País há carência de instrumentos neuropsicológicos para a avaliação das dificuldades de aprendizagem. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi realizar estudo piloto de adaptação de algumas escalas da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska (LNNB-C) em crianças sem dificuldades de aprendizagem. MÉTODO: Participaram deste estudo 100 crianças de 8 anos a 8 anos e 11 meses. Os procedimentos incluíram construção da versão preliminar do instrumento, avaliação inicial, reformulação do instrumento e estudo piloto. Foram adaptadas as escalas de funções visuais, linguagem receptiva, linguagem expressiva, escrita, leitura, aritmética e memória. RESULTADOS: Os resultados apresentam o desempenho da amostra total em termos de média dos escores-T, percentis (90% e 95%) e pontuações mínimas e máximas obtidas. CONCLUSÃO: São sugeridos novos estudos para adaptação de outras escalas e para a busca de evidências de validade.
Palavras-chave : Neuropsicologia; Transtornos de aprendizagem; Criança; Testes neuropsicológicos; Exame neurológico [métodos].